Economia

Economia

REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CAMPO REDONDO SERÁ COM RECURSOS DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE


1.IDENTIFICAÇÃO:
 Nome/ Razão Social: Associação dos Artesãos de Campo Redondo
 CNPJ: 07.253.385-0001/48
 Endereço: Rua Francisco José Pacheco, 09-Centro - CEP 59.230-000                                                           
 Cidade: Campo Redondo UF:RN 
E-mail:  aacr_rn@hotmail.com   
 Responsável para contanto com a entidade:
Nome: Kely Cristian Rafael Bezerra
Cargo: Presidente
Telefone: (84)8719-4836
E-mail: cristiankely@hotmail.com  
 
Diretoria da AACR
Presidente: Kely Cristian Rafael Bezerra
Vice-presidente: Maria Elba de Souza
Primeira Secretária: Aparecida Maria de  Medeiros Macedo
Segunda Secretária: Maria Francinete  Dantas do Nascimento
Primeira Tesoureira:  Ivone Pereira da Costa Silva
 Segunda Tesoureira: Josélia batista de Araújo Celestino 
 Conselho Fiscal
Titular
Doracy Rafael Dantas
Maria Lucineide Rodrigues
Delice Lima Faustino da Rocha
Suplente
Rita Alexandre da Silva
Maria Marli André da Silva
Maria Edileuza de Macedo

2- HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO

A Associação dos Artesãos de Campo Redondo - abreviadamente sob a sigla "AACR", é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, político partidário ou religioso, de cunho ambientalista e solidário. Teve sua fundação em 22 de outubro de 2004 por iniciativa de algumas artesãs tendo como principal idealizadora Maria da Conceição Muniz Campelo (conhecida por Lelê).
Deste a sua fundação a Associação já passou por 06 eleições. Tendo como presidentes: Maria da Conceição Muniz Campelo com dois mandatos (2004-2006/ 2006- 2008), Maria Elba de Souza (2010/2012 /2012- 2014) e Kely Cristian Rafael Bezerra com três (2008-2010-2015-2017-2017-2019).
Em 2005 foi elaborado um projeto para a construção da sede da associação. O mesmo foi aprovado e a construção deu inicio em 2006 sendo concluída do mesmo ano. O Terreno foi doado pela prefeitura Municipal na gestão Marcus Uelb de 2004-2008.
 
No ano de 2009, foi realizada uma parceria entre a Associação dos Artesãos e a Prefeitura municipal de Campo Redondo. Conforme registrado em ata no dia 24 de junho de 2009 na gestão de Kely Cristian Rafael Bezerra. Essa parceria se encerrou em janeiro de 2014.
A AACR foi reconhecida como Utilidade Pública Estadual (22 de novembro de 2006 através da Lei 8.909 publicado no diário oficial do Estado) e municipal (Decreto 001/2007 15 de novembro de 2007). As principais atividades desenvolvidas na associação são pintura em tecido, crochê, artesanato com materiais recicláveis e pedra sabão.
Quanto ao histórico de participação inclui a presença em feiras locais, territoriais, estaduais, regionais e nacionais de artesanatos, agricultura familiar, agroecologia e economia solidariam, Participação em Formação em Economia Solidaria e Comercialização na Festa do Caju/Jaçanã - RN; Participação das reuniões do colegiado do Território Traíri; participação das reuniões do Fórum de Associações de Campo Redondo; participação das reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social (temos uma cadeira); participação do FPES - Fórum Potiguar de Economia Solidaria, na composição da coordenação estadual; participação do GT- grupo de trabalho de mulheres do FPES; participação para comercialização na Feira Mundial de Economia Solidaria/Santa Maria- RS (realização uma vez por ano); participação na comercialização e rodada de negocio no Salão Internacional de Comercialização e preço justo da economia solidaria/ Rio Janeiro-RJ. A AACR é membro e parceira (as reuniões ocorrem na sede da associação) do Fórum de Associações do Município, participar do conselho municipal de assistência social representando a sociedade civil é parceria dos sindicatos existentes no município que representantes dos Agricultores e Agricultoras Rurais.
3-INFORMAÇÕES SOBRE O   SUBPROJETO DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS E SOLIDÁRIO / EMPREENDIMENTO COLETIVO DA AACR.
Origem dos Recursos: Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças – SEPLAN- Projeto Cidadão; Ano de 2015- O projeto passou pela aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável;
Ano de 2016-  O projeto passou pela aprovação do Conselho Estadual  de Desenvolvimento Sustentável;
Assinatura do Convenio entre a Associação e a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças – SEPLAN-Ano de 2017- Liberação dos recursos (R$ 278.159.77) para reforma e aplicação da Associação, compra de máquinas e matéria prima para se iniciar a produção que irar gerar renda para mais de 25 famílias.  O  início da reforma e ampliação se deu em dezembro de 2017.

A concretização deste sonho, só foi possível, devido a união e a participação de todas a sócias da associação. Estamos lutando deste de 2014. O mérito e todas que fazem a associação dos Artesãos.
 
Fonte Kelly Christian

CENTRO SOCIAL DA SERRA DO DOUTOR I REALIZOU CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO DE CURSO COSTUREIRO INDUSTRIAL

De maio a junho de 2016 ocorreu no Centro Social de Serra do Doutor I o Curso de Costureiro Industrial do Vestuário-Malha, na ocasião 25 alunos tiveram a oportunidade de aprender com a Julita (instrutora) como cortar e costurar peças em malha. No final do curso fizeram a amostragem a comunidade das peças confeccionadas. 
E neste domingo, dia 26 de junho, foi realizado a cerimônia de entrega dos certificados aos cursistas. "Agradecemos a Deus primeiramente, aos alunos e em especial a equipe do SENAI/Santa Cruz: Luciene Pontes (diretora), Mayara Melo (vice –diretora), Eliana Maria (coordenadora pedagógica), Julita (Instrutora), Elison Felipe (estagiário). A todos, os nossos sinceros agradecimentos." agradeceu Edenilda Martins, presidente do Centro Social da Serra do Doutor.

BANCO DO NORDESTE, AGÊNCIA SANTA CRUZ, REALIZOU ENCONTRO COM LOJISTAS, COMERCIANTES E MICROEMPREENDEDORES DE CAMPO REDONDO.

Ontem, dia 02 de junho, foi realizado no Auditório da Câmara Municipal de Campo Redondo o evento do FNE ITINERANTE da agencia do Banco do Nordeste com parceiros (prefeitura, câmara, SEBRAE, outros) para o empresariado local.
A equipe do BNB formada por José Carlos Martins Nery
(Agente de Desenvolvimento), Adlucia Ferreira da Rocha Silva (Gerente de Negócios), Mauro Monteiro da Silva Junior (Gerente Geral do BNB) e Edinete Heloísa Souza Nascimento( Analista Técnico do SEBRAE) com o objetivo de apresentar aos participantes as informações sobre o FNF INTINERANTE ( taxas, prazos e condições de financiamentos, etc...).
Para saber mais informações entre em contato: 
Banco do Nordeste - Agência Santa Cruz (RN) 
(84) 3291-2118 (agência) - (84) 8899-8289 (corporativo - OI)
VoIP: 3088617 / Email: josecarlosmn@bnb.gov.