ESCOLAS

ESCOLAS

 

EDUCAÇÃO: ESCOLAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E PRIVADAS DE CAMPO REDONDO – RN

A educação da cidade de Campo Redondo é composto pelas redes municipal, estadual e privada. Na zona urbana encontram-se as duas principais mantenedora do ensino fundamental e médio. 

 

1. ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA RURAL

Escola Municipal Aluizio Bezerra – Timbaúba dos Cosmes

Escola  Municipal Antônio Pedro Batista – Serra dos Brandões

Escola Municipal Antônio Sales – Serra do Doutor

Escola Municipal Avelina Tereza – Serra do Doutor

Escola Municipal Manoel Martiniano – Serra do Doutor

 

Escola Municipal Manoel Martiniano de Medeiros

A Escola Municipal Manoel Martiniano de Medeiros foi fundada pelo decreto de Lei nº _________ de _____/_______ no ano de 1984 na gestão do prefeito Otacílio Raimundo de Souza. Ela está localizada nas margens da BR 226 na Serra do Doutor, neste município. Recebeu este nome em homenagem ao ilustre filho, daquela comunidade que tinha um sonho de construir uma escola, pois gostava de ensinar em sua casa as pessoas carentes, mas não viu esse sonho realizado enquanto viveu. Após a sua morte, o seu filho mais velho doou o terreno para construir a Escola Cenecista Manoel Martiniano de Medeiros, hoje atual Escola Municipal Manoel Martiniano de Medeiros. Atualmente, atende a 187 alunos, matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos – EJA, tendo como gestora, a professora Sônia Maria Costa de Oliveira e coordenadora pedagógica Ayde Mísia Alves. 

Escola Sebatião Cosme de Assunção – Malhada Vermelha

 

Escola Municipal Sebastião Cosme de Assunção

A Escola Municipal Sebastião Cosme de Assunção – Ensino Fundamental e EJA, foi fundada pelo decreto de Lei Municipal nº 011/2006 de 07 de junho de2006 na gestão do prefeito Marcus Welby Ferreira Martins e esta localizada na comunidade de Malhada Vermelha, neste município de Campo Redondo/RN. Ela tem como patrono Sebastião Cosme de Assunção. Atualmente, estão matriculados na Escola Municipal Sebastião Cosme 175 alunos atendendo o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos-EJA. Tem como gestor o professor João Vasco Campêlo e coordenador pedagógico a professora Dilma Carla da Costa.

Escola Municipal Manoel Campelo – Malhada Vermelha

Escola Municipal José Ivo de Souza – Baldo

Escola Municipal José Amâncio – São João

Escola Municipal João Victor de Souza – Ramal

Escola Municipal Francisco Assis Campelo  - Timbaúba dos Inocêncios

Escola Municipal Inácio Manoel – Cujy

Escola Municipal Theodorico Bezerra – Olho D’água

Escola Municipal Artur da Costa e Silva – Lagoa do Meio

Escola Municipal Santa Luzia – Giromão

Escola Municipal Hirgino Reinaldo -  Serra Verde

 

Centro Municipal de Educação Arnaldo Barbosa de Oliveira

 

O Centro Municipal de Educação Arnaldo Barbosa de Oliveira iniciou suas atividades educacionais na gestão do prefeito Francisco Rodrigues da Rocha-Tico de Adauto – através do decreto de Lei nº 011/2001 de 06 de julho de 2001. Ele recebeu este nome em homenagem à memória póstuma do senhor Arnaldo Barbosa de Oliveira, funcionário público que exerceu suas atividades de vigia na Escola Cenecista e na Escola Estadual Profª Maria Arioene de Souza, destacando-se por ser um profissional brilhante e querido por todos daquele estabelecimento.

 

Atualmente, o Centro Municipal de Educação Arnaldo Barbosa de Oliveira é responsável por 12 unidades escolares localizadas nas diferentes comunidades do município de Campo Redondo e atende à uma clientela de mais de 843 alunos da Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental (do 1º ao 5ºano) e EJA – Educação de Jovens e Adultos. A educadora Francisca Maria da Silva Dantas é a atual diretora e é auxiliada pelas coordenadoras pedagógicas Catarina laborê Nôga da Costa, Suzana de Medeiros Silva Antunes, Maria Olivia Gomes da Costa e Paula Eloy Rodrigues.

 

Unidade Escolar III Manoel Vasco Campelo – Malhada Vermelha;
 
Unidade Escolar V João Victor de Oliveira – Ramal;
 
Unidade Escolar IV Presidente Artur da Costa e Silva – Lagoa do Meio;
 
Unidade Escolar VIII Avelina Tereza – Serra do Doutor II;
 
Unidade Escolar IX Antonio Sales Martins – Serra do Doutor III;
 
Unidade Escolar X Higino Reinaldo – Maxixe;
 
Unidade Escolar XI José Amancio Reinaldo – São João;
 
Unidade Escolar XII José Ivo de Souza – Baldo;
 
Unidade Escolar XIII Theodorico Bezerra – Olho d’água do Trapiá;
 
Unidade Escolar XIV Francisco de Assis Campelo – Timbaúba dos Batistas;
 
Unidade Escolar São Francisco – Caldeirão;
 
Unidade Escolar Antônio Pedro Batista – Serra dos Brandões.

  

2. ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA URBANA

Escola Municipal Angelina Aurina
Conjunto Margarida Procópio

 

Escola Municipal Angelina Aurina da Silva

A Escola Municipal Angelina Aurina da Silva foi fundada pelo decreto de Lei nº ________ de _______/_______no ano de 1999, na gestão do prefeito Aluisio Eloy Rodrigues e ela está situada na Rua Projetada no Conjunto Margarida Procópio. Ela recebeu este nome em homenagem à saudosa professora Angelina Aurina da Silva, que era funcionária pública: ASG, professora e diretora, uma mulher de grande destaque na cultura popular de Campo Redondo, especialmente na tradição do pastoril. Atualmente, a escola municipal Angelina Aurina atende a 350 alunos da educação básica e da modalidade de Eucação de Jovens e Adultos. E tem como gestora a senhora Maria Lenise Martins Morais de Araújo e coordenadores pedagógicos Ana Régia de Medeiros Siqueira e Aracleide Ferreira de Souza.

Escola Municipal Marcílio Furtado
Conjunto Lauro Maia

 

Escola Municipal José Marcílio Furtado

A Escola Municipal José Marcílio Furtado de Campo Redondo foi fundada pelo decreto de Lei nº 095/87 de 11 de maio de 1987 na estão do prefeito Aluisio Eloy Rodrigues. Ela está situada na Rua das Aroeiras, Conjunto Lauro Maia. Atende turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos –EJA, funcionando nos três turnos, atendendo uma clientela de 238 alunos. A direção da escola é exercida pela professora Francisca Gondim de Macedo (Kena),auxiliada pelas coordenadoras pedagógicas Francisca Paula de Souza e Jáffia Sdena.

Nossa filosofia é educar, partindo do princípio prática-teoria-prática, em busca da construção de uma sociedade mais justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.

Escola Municipal Aida Ramalho – Rua Presidente Kennedy

 

Escola Municipal Aida Ramalho Cortez

 

A Escola Municipal Aida Ramalho Cortez , situa-se na Rua Presidente John Kennedy – Rua do Alo – Centro – Campo Redondo. Ela foi fundada pelo decreto de Lei nº _________ de ______/_______ no ano de 1972. Recebeu este nome em homenagem à primeira dama do estado do RN na época a senhora Aida Ramalho Cortez. Atualmente, a Escola Municipal Aida Ramalho Cortez atende a uma clientela de 466 alunos nos turnos matutino e vespertino. Tendo como gestoras as professoras Joana D’arc Pacheco de Vasconcelos de Araújo (diretora) e Damiana Cortez Dantas de Araújo(vice-diretora) e como coordenadores pedagógicos Juliana Barros e Meirison Fernandes. Quase todos os professores são formados em suas áreas de atuação.

 

3. ESCOLAS ESTADUAIS DA ZONA URBANA

Escola Estadual Profª Maria Arioene de Souza 
Ensino Fundamental e Médio
Rua Pedro Cândido Sobrinho,38

 

HISTÓRIA E FUNDAÇÃO


Escola EEMAS ocupa uma área de 6.750m², sendo que a área construída mede 1.273,26 m², localizada a Rua Pedro Candido Sobrinho, 38, centro nesta cidade Campo Redondo/RN, CEP. 59230-000, telefone para contato no pátio da escola  3432 -0128.Professora Maria Arioene de Souza – Ensino Fundamental e Médio,  foi criada pelo Ato de Criação nº 8.347 de 08 de março de 1982,no governo de Lavoisier Maia Sobrinho, ocorrendo uma transformação deste para o nº 9.564 de 1986, em razão da implantação do 2º grau, por exigências legais.

A referida escola oferece  turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, atendendo a adolescentes e adultos com faixa etárias variadas matriculadas nos turnos matutino, vespertino e noturno, tendo uma matricula inicial no ano de 2008, sendo 112 do Ensino Fundamental e 628 no Ensino Médio. A clientela que compõe a escola em sua maioria reside na Zona Rural, filhos de agricultores de baixo poder aquisitivo, os quais chegam a escola através de transportes escolares, pagos pela Prefeitura Municipal, com recursos oriundos da SEE/RN.

PATRONA DA ESCOLA EEMAS
BIOGRAFIA

Maria Arioene de Souza, filha de José Francisco de Souza (falecido) e Maria Nair de Souza, nasceu no dia 22 de janeiro de 1942 e faleceu em 07 de agosto de 1978 causada pela doença diabete juvenil. Estudou na Escola Reunida Eloi de Souza (atual sede da prefeitura) com a professora Abigail o curso primário. Depois foi estudar em Natal no Internato São Luiz (ginásio) e fez a Escola Doméstica em Natal, equivalente ao ensino médio.
            
Foi professora particular (ensinando em casa) também foi professora municipal na gestão do prefeito Luiz Wilson de Souza, lecionando na Escola Municipal “Jarbas Bezerra”, hoje Aída Ramalho e supervisora pedagógica até 1977, no antigo departamento de Educação (hoje Secretaria da prefeitura de Campo Redondo)

 

Escola Estadual Dr. José Borges de Oliveira 
Ensino Fundamental e EJA
Rua Nossa Senhora de Lourdes,
HISTÓRIA E FUNDAÇÃO

 

A Escola Estadual Dr. José Borges de Oliveira fica localizada no município de Campo Redondo/RN. A história da Escola começou em 1968 quando a Secretaria Estadual de Educação construiu em um terreno doado pela Prefeitura Municipal o Grupo Escolar Dr. José Borges de Oliveira que atendia a uma clientela de alunos da 1ª a 4ª série. Após alguns anos a e com a procura imensa de vagas, comprovando que a Escola sempre desempenhou o seu papel social na comunidade, expandiu-se o 1ª grau menor (como era denominado na época), hoje anos iniciais, começando gradativamente a atender alunos de 5ª a 8ª série. Somente no ano de 1988, foi regulamentada a sua criação através do Decreto nº 10.230/88, publicado no Diário Oficial do Estado de 10/12/1988. Por esse Decreto tornaram-se válidos os atos administrativos praticados pela Escola desde o seu funcionamento. Seguindo orientações da legislação educacional passou a denominar-se Escola Estadual Dr. José Borges de Oliveira. Há 42 anos a Escola presta relevantes serviços a população camporedondense, traçando um largo caminho a favor de uma educação de qualidade.

José Borges de Oliveira nasceu na Serra do Doutor em 05/11/1905, filho de Joaquim Borges de Oliveira e Rita Marinho de Lima Borges. Fez o curso primário em Santa Cruz, em seguida fez o curso de contabilidade na Escola de Comércio de Natal no ano de 1928. Foi professor de Contabilidade no Colégio Imaculada Conceição. Em 1938 formou-se Bacharel em Direito em Recife/PE. Em 1939 fundou o Colégio Dom Bosco em Sertânia/PE, onde foi prefeito. Depois ocupou a Promotoria da cidade de Custódia/PE.          

Deixando Pernambuco, veio morar em Currais Novos. Ocupou o cargo de contabilista na Mina Brejuí. Em 1948 foi vereador. Dix-Sept Rosado, tendo sido eleito governador do Estado, convidou-o para assumir a Secretaria do Departamento de Agricultura do Estado.

Faleceu em um acidente aéreo no rio do Sal, em Sergipe, a 12 de julho de 1951, juntamente com seu filho único e sua esposa, esse desastre também vitimou o governador Gerônimo Dix-Sept rosado, os secretários José Gonçalves, Felipe Pegado Cortez e toda tripulação. O acidente enlutou o Rio Grande do Norte.
Dr. José Borges de Oliveira era um homem pacato e generoso. Tinha um grande senso de responsabilidade e espírito público.

Fonte: Blog da escola borges

 

3. ESCOLAS PRIVADAS DA ZONA URBANA

O Centro Educacional Edna Telma de Araujo foi criada em Campo Redondo no dia 04 de março de1993, uma escola infantil particular que recebeu o nome no início de Jardim Escola Edna Telma de Araújo, em homenagem a jovem Edna Telma de Araújo. A referida escola foi fundada por Marinelma Pacheco da silva e Luziene Laurentino Ferreira, que iniciaram com 04 alunos chegando ao final do ano com 17 alunos. Os anos foram se passando e a clientela aumentando gradativamente. Em  2005 foi construído um prédio próprio para a escola na rua Dr. José Borges nº90, 2007 houve a modificação do nome para Centro Educacional Edna Telma de Araújo e hoje oferece da creche a educação infantil e ensino fundamental 1º ano, 2º ano e 3º ano. Neste ano no dia 04 de março a escola completará 20 anos de ensino ao público campo-redondense e no dia 16 de março de 2013 iremos comemorar os 20 anos da escola com uma festa comemorativa para os alunos , ex-alunos, pais , professores e direção. 

 

1ª turma do Centro Educacional Edna Telma em 1993

Informações da Secretaria da Escola CEET

 

4. Escola Cenecista - CNEC

 

Outra escola que merece destaque e já teve o seu apogeu na educação no município de Campo Redondo foi a Escola Cenecista Maria das Dores Cortez – CNEC que até meados dos anos 90 oferecia aos alunos ensino fundamental e ensino técnico de 2º grau, mas que por motivo de força maior fechou suas portas e atualmente não funciona como escola, mas como centro de treinamento ou de centro administrativo à Prefeitura Municipal. Quem não se lembra da antiga CNEC?

 

A CNEC (Companhia Nacional de Escolas da Comunidade) era um projeto educacional de uma ONG que visava oferecer ao jovem estudante nordestino, condições para que este prosseguisse seus estudos sem necessidade de se ausentar de seu município. A instituição era totalmente filantrópica e não recebia recursos estaduais ou municipais. Sua sobrevivência era de recursos oriundos de doações ou compra de bolsas de estudantes por parte do Governo Federal. Em Campo Redondo a pessoa responsável diretamente com a CNEC era o professor José Alberany de Souza desde a sua fundação em 1º de março de 1973 e construído uma escola das mais estruturadas da Região Trairi em 1983 que antes funcionava no atual prédio da Escola Dr. José Borges.