PREFEITOS

PREFEITOS


AQUI VOCÊ TERÁ A OPORTUNIDADE DE VIAJAR PELA A HISTÓRIA DOS PREFEITOS E EX-PREFEITOS DE CAMPO REDONDO. CONHECE UM POUCO DA BIOGRAFIA E SUAS OBRAS REALIZADAS AQUI.E CONVIDAMOS VOCÊ, PARA FAZER UMA VIAGEM HISTÓRICA DESTES GRANDES HOMENS QUE DOARAM UM POUCO DE SUAS VIDAS PARA O PROGRESSO  E O BEM ESTAR DE CAMPO REDONDO.

 

PREFEITOS DE CAMPO REDONDO E SUAS OBRAS

 

Biografia de Cipriano Pacheco da Silva

 CIPRIANO PACHECO DA SILVA

Cipriano Pacheco da Silva nasceu em 16 de outubro de 1897 no município de Campo Redondo, região Trairi do Rio Grande do Norte.  Ele ajudou seu pai Francisco José Pacheco a construir as primeiras casas do nosso município. Ele atuava diretamente na agricultura familiar. Era católico praticante e devoto de Nossa Senhora de Fátima, hoje padroeira da comunidade da Serra do Doutor. Além de trabalhar na agricultura também se dedicava na criação de bovinos. Em 1961 exerceu o cargo de prefeito do nosso município por um mandato de apenas 1 ano de gestão pública de 31 de janeiro de 1960 a 30 de dezembro de 1960 indicado pelo governador Dinarte de Medeiros Mariz.

 CORONEL SEVERINO BEZERRA

CORONEL SEVERINO BEZERRA

 

1.Manoel Norberto da Costa ( gestão de 1964 a 1969 )

BIOGRAFIA

Manoel Norberto da Costa nasceu em 08 de outubro de 1917 no sítio Letreiro - Picuí - PB, filho de João Neponciano Ferreira e Amélia Laurentina da Costa. Chegou em Campo Redondo no ano de 1939 com sua esposa Maria Hercília da Costa, com a qual casou-se 21 de setembro de 1937. Desta união conjugal o Sr Manoel Norberto foi genitor de filhos e filhas: Filhos falecidos ( Osvaldo Norberto da Costa e Fernando Antonio da Costa) Filhos Vivos ( Aderbal Norberto da Costa, João Batista da Costa, Maria Lúcia costa da Hora, Maria do Socorro da Costa Silva, Maria das Graças da Costa, Maria de Fátima da Costa Dantas e Rita de Cássia da Costa Souza. Na vida pública constituiu-se como o primeiro prefeito eleito pelo voto direto após a emancipação, responsável pela infraestrutura do município, no sentido de sua organização administrativa sob a égide da revolução de 1964, conseguiu os seguintes efeitos.

PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Implantação do Sistema de Energia Paulo Afonso;
  • Implantação do CRUTAC, que funcionou com assistência médica odontológica e social;
  • Fundação da Escola Estadual Dr. José Borges de Oliveira;
  • Aquisição de um terreno com 10 hectares , onde se encontra o açude Cujy, o conjunto Margarida Procópio, além de todas as residências construídas a esquerda da Cipriano Pachêco da Silva até as imediações da quadra de esportes;
  • Construção da Escola Theodorico Bezerra no sítio Olho D’água;
  • Calçamento de várias ruas;
  • Construção do prédio da 1ª Escola Municipal Jarbas Bezerra atual Ainda Ramalho;
  • Construção da Escola Aluizio Bezerra no sitio Malhada Vermelha;
  • Construção da Escola Municipal José Ivo de Souza em convênio com o MEC no sitio Baldo em 1967.

2.Luiz Wilson de Souza ( gestão de 1969 a 1973 )

BIOGRAFIA

Luiz Wilson de Souza nasceu na Fazenda Grossos município de Campo Redondo-RN, no dia 10 de setembro de 1920, filho do Senhor Manoel Ferreira de Souza e de Dona Petronília Viana de Souza. Exerceu a profissão de Agricultor antes de ingressar na vida pública. Ele cursou o Ensino Fundamental e Casou-se com a Senhora Aliete Lourenço Souza e desta união gerou 1 filho e 2 filhas, Wilson Souza, Maria das Dores (Dorinha ) e Petronília Souza. Ingressou na vida pública em 1968 disputando o cargo de prefeito pelo PTB - Partido Trabalhista Brasileiro no qual foi eleito pelo voto direto tendo como vice-prefeito Aluisio Eloi Rodriguês - Alú exercendo o mandato no executivo de 1 de janeiro de 1969 a 31 de dezembro de 1973. A sede da Prefeitura funcionava na Rua do Vapor, onde hoje funciona o posto de atendimento do Banco do Brasil e Conselho tutelar.  Ainda foi eleito vice-prefeito de Campo Redondo, e após cumprir o mandato mudou-se para a cidade de Santa Cruz nos anos 70 ficando viúvo com a morte de sua primeira esposa. Volta a se casar em 1986 com a funcionária pública Maria das Graças Rodrigues com a qual reside na Rua Heldes Bezerra até hoje e desta segunda união gerou mais dois filhos Lais Rodrigues de Souza e Airon Rodrigues de Souza. 

 

 PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Construção do açude Cujy em parceria do Governo do Estado;
  • Construção do cemitério público;
  • Construção do matadouro municipal;
  • Aquisição de um terreno onde se encontra construído: Delegacia de Polícia, Sede da Emater, Parque de Vaquejada, Campo de Futebol, Escola Maria Arioene de Souza, Escola da CNEC;
  • Construção da ponte sobre o rio Mãe D’água em parceria com o Governo do Estado;
  • Implantação e funcionamento da Escola Cenecista;
  • Compra e reforma do prédio de mercado público;
  • Compra do prédio dos Correios;
  • Compra do prédio da Prefeitura;
  • Compra da casa do agricultor, atualmente funciona a Secretaria de Assistência Social;
  • Construção do Parque de Vaquejada;
  • Construção da Escola Municipal Arthur da Costa e Silva e um posto de saúde na Lagoa Meio;

3. José Alberany de Souza (gestão de 1973 a 1977 )

BIOGRAFIA

José Alberany de Souza nasceu em Campo Redondo/RN, no dia 06 de abril de 1946, filho de José Francisco de Souza (falecido) e Maria Nair de Souza (96 anos). Casou-se em 1º de maio de 1977 com a funcionária pública Edna Freire de Araújo Souza e desta união tiveram 4 filhos ( Andressa, Auiara, Alex e Anderson). Estudou na UFRN de 1967 a 1971 com colegas como Garibaldi Alves filho, Luiz Eduardo Carneiro, Paulo Lopo Saraiva e outros nomes influentes do RN e concluiu o curso de Advocacia e tornou-se advogado habilitado pela OAB, mas nunca exerceu o ofício, mas dedicou-se ao Magistério exercendo o cargo de Professor da SEEC do RN até o ano de 2009.Ele também foi Interventor Estadual em Campo Redondo nomeado pelo Governador Walfredo Gurgel. Ingressou na vida pública em 1971, quando se candidatou ao cargo de prefeito pelo partido PPS-Partido Popular Socialista formando chapa com Francisco Anominondas que venceu e exerceu mandato eletivo de 31 de Janeiro a 31 de janeiro de 1977. Ainda se candidatou duas vezes a Deputado Estadual e uma a Deputado Federal e atualmente é o 3º suplente de Deputado Estadual. Após o seu mandato além de se dedicar a vida docente tornou-se presidente e fundador da CNEC - Escola Cenecista em Campo Redondo em 1º de março de 1973 e construindo uma Escola das mais estruturadas da Região Trairi em 1983 que antes funcionava no atual prédio da Escola Dr. José Borges. Dentre várias obras importantes de sua gestão de prefeito, destaca-se a Construção da Praça JK, a pavimentação até o Ramal, as instalações da CAERN, aquisição e reforma do prédio da Prefeitura e da Câmara Municipal, além de ser o primeiro prefeito que regularizou os direitos trabalhistas dos funcionários em seu mandato. José Alberany de Souza faleceu no dia 28 de abril de 2014. No dia do sepultamento choveu intesamente e só foi sepultado no dia seguinte no dia 29 de abril, pois a cova havia ficado completamente cheia de de água da chuva.

 PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Construção da Praça JK;
  • Reforma e implantação das sedes da Prefeitura e Câmara Municipal;
  • Implantação do Sistema de abastecimento de água – CAERN;
  • Construção da Escola Santa Luzia no sítio Giromão;
  • Reforma da casa do agricultor, hoje Secretaria de Assistência Social;
  • Conclusão do prédio do matadouro municipal;
  • Construção da Escola Municipal Manoel Martiniano no sítio Serra do Doutor;
  • Construção da Escola Municipal Manoel Vasco Campêlo na Malhada Vermelha;
  • Construção do calçamento de acesso a Comunidade do Ramal.

4. Manoel Severino Brilhante–Dedinho(gestão  de 1977 a 1981)

BIOGRAFIA

Manoel Severino Brilhante nasceu na Serra do Doutor município de Campo Redondo-RN, no dia 14 de abril de 1934, filho do  Severino Brilhante Campêlo e de Dona Maria Madalena de Jesus. Exerceu a profissão de Agricultor antes de ingressar na vida pública. Ele cursou até a 4ª série do Ensino Fundamental e Casou-se com a Senhora Josefa Brilhante dos Santos em 8 de dezembro de 1951 nesta união e outras esposas teve ao todo 16 filhos e filhas. Ingressou na vida pública em 1963 diputando o cargo de vereador pelo PTB - Partido Trabalhista Brasileiro no qual foi eleito vereador. volta a disputar outra eleição em 1976 e éeleito prefeito pelo mesmo partido PTB exercendo o mandato de 31 de janeiro de 1977 a 31 de janeiro de 1981. Na sua gestão frente do executivo municipal realizou várias obras que merece destaque o Posto Telefônico e o Posto do Banco do Brasil. Após o exercício do mandato eletivo de prefeito, Dedinho dedicou-se ao movimento Sindical se tornando Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais com 11 mandatos consecutivos até os dias atuais. Faleceu na manhã da quarta-feira, 22 de fevereiro, o senhor Manoel Severino Brilhante, ex-prefeito e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Redondo. Ele era mais conhecido como Dedinho Brilhante ou Dedinho do Sindicato, pai de Meirinho, Leandro, Graça, João, Geraldo, Guida e outros. Ele foi presidente do sindicato por 11 mandatos consecutivos.

JOSUÉ DE CASTRO E SILVA (24 de fevereiro de 2017 21:52)

Em fevereiro de 1977, há quarenta anos, Dedinho acabara de tomar posse no cargo de prefeito constitucional de Campo Redondo. O Governador do Rio Grande do Norte era o Dr. Tarcísio Maia, que indicado pelo Presidente da República, General Ernesto Geisel, havia sucedido o ilustre currais-novense Dr. Cortez Pereira.
O Brasil estava sob o comando da Ditadura Militar. Tempo de chumbo e de quem ‘’escreveu e não leu o pau comeu’’. Natal ainda era uma província. O movimento comercial, industrial e de serviços saía do bairro da Ribeira, passava pela Cidade Alta, e terminava no Alecrim, mais ou menos, ali pelas imediações do Relógio, na Praça Gentil Ferreira. Essa era a Natal de quarenta anos.
Mas, voltando ao prefeito e sindicalista rural Manoel Severino Brilhante – o popular Dedinho de Campo Redondo – de saudosa e respeitável memória, o então Governador Tarcísio Maia reuniu todos os novos prefeitos do Estado num seminário realizado no auditório do Hotel Samburá, de propriedade do empresário Firmino Moura, na Rua Professor Zuza, no bairro da Cidade Alta. No decorrer das palestras dos oradores e dos expositores, havia sempre distribuição de informativos pelas belíssimas moças organizadoras do evento. Vários informativos.
Nos intervalos para coffe-break, também havia na sala de recepção, além de cafezinho, mais e mais distribuição de documentos, contendo informações sobre a administração municipal nas áreas administrativas, orçamentárias, financeiras etc.
Num desses intervalos, Dedinho, ao retornar ao auditório para tomar assento à sua poltrona e ouvir os brilhantes oradores e expositores, tombou entre uma cadeira e outra, e quase vai ao chão, quando, em seguida, exclamou diante de todos: ‘’Também aqui o governador só dá café e papé!’’, provocando um riso geral na plateia e nos próprios oradores, dentre os quais o Dr. Joanilo de Paula Rêgo, grande orador, professor universitário e advogado, irmão do Dr. Joanilson, advogado e ex-vereador aqui em Natal.
Que Deus dê ao meu amigo Manoel Severino Brilhante (Dedinho) o lugar reservado aos justos, e conceda à família enlutada o conforto necessário para suportar a dor e a saudade. Amém.

 PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Instalação do posto telefônico da TELERN;
  • Construção do posto de saúde do Baldo, Malhada Vermelha e Serra do Doutor;
  • Construção da Delegacia de Polícia em convênio a Secretaria de Segurança Pública;
  • Construção de calçamento de várias ruas;
  • Construção da Biblioteca Municipal;
  • Construção do Conjunto Lauro Maia em parceria com o Governo do Estado do RN;
  • Instalação do Posto Avançado do Banco do Brasil;
  • Construção de 04 cisternas;
  • Ampliou e restaurou a unidade mista de saúde;
  • Proporcionou auxilio funeral aos carentes (família de baixa renda);
  • Implantação de energia elétrica as comunidades do Baldo, Malhada Vermelha e Serra do Doutor;
  • Construção de Prédio Escolar em Serra Verde e Timbaúba dos Inocêncios;
  • Transporte escolar para estudantes da zona rural para sede e desta para Santa Cruz;
  • Distribuição de material didático;
  • Aquisição de um caminhão e uma Bick.

NOTA DE FALECIMENTO:FALECEU NESSA MANHÃ O EX-PREFEITO DE CAMPO REDONDO/RN, MANUEL SEVERINO BRILHANTE(DEDINHO)

"É com o sentimento de tristeza que comunicamos o falecimento do meu pai o Sr. Manoel Severino Brilhante, mais conhecido por Dedinho Brilhante, Ex. Vereador, Ex. Prefeito, Ex. Presidente do STTR de Campo Redondo/RN, o qual faleceu hoje, 22 de fevereiro de 2017, às 05:00 horas da manhã. O corpo será velado na sede do Sindicato." escreveu Meirinho.

A família consternada com o seu desaparecimento, convida parentes e amigos para a Missa de corpo presente, que será celebrada nesta quinta-feira, 23.02.2017, às 15:00 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes e logo após a Missa haverá homenagens na Câmara Municipal e no Centro Administrativo José Alberany de Souza, em seguida o sepultamento no Cemitério Público de Campo Redondo/RN.

Observação: Nesta quinta-feira, haverá transportes para as comunidades rurais a partir das 13:00 horas.


5. Aluisio Eloi Rodrigues – Alú (Gestão de  1983 a 1988)

BIGRAFIA

Aluisio Eloi Rodrigues nasceu na cidade Santa Cruz/RN, no dia 26 de junho de 1933, filho de Antonio Eloi Rodrigues e Francisca da Costa Rodrigues. Exerceu a profissão de comerciante antes de ingressar na vida pública. Cursou até o ensino fundamental. Casou-se em 1985 com Maria das Dores Alves. Desta união nasceram dois (2) filhos Aluisio Eloi Rodrigues Júnior e Vanessa Rodrigues Alves. Na vida pública ingressou 1964, exercendo a função de vereador na gestão de 31 de janeiro 1964 a 31 de janeiro de 1969. Exerceu a função de vice-prefeito em dois (2) mandatos, primeiro de 1969 a 1973, na gestão do Prefeito Luiz Wilson de Souza, pelo partido PSD e o segundo pelo partido PFL na gestão de Otacílio Raimundo de Souza, 1993 a 1996. Por dois (2) mandatos assumiu a pasta do executivo municipal, tendo sua gestão de Prefeito no período de 1983 a 1988 (1º mandato), e na gestão de 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000 (2º mandato) eleito pelo partido PFL. Durante todo seu período na vida publica como representante do povo caminhou com o seguinte lema “de sempre servir”. 

 PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Implantação do Sistema de energia rural;
  • Reforma do Hospital Maternidade Severina Tibúrcio;
  • Construção da Escola Municipal Marcílio Furtado no Conjunto Lauro Maia;
  • Construção de uma quadra de esporte junto com a ADECOR e Banco do Brasil;
  • Implantação do Curso Magistério na escola Maria Arioene de Souza;
  • Aquisição de uma ambulância e um ônibus escolar;
  • Transporte escolar para estudantes da zona rural e desta para Santa Cruz (2º grau);
  • Construção da Escola Municipal João Victor de Souza na comunidade Ramal;
  • Implantação da agência do Banco do Brasil;
  • Construção de calçamento em varias ruas da cidade;
  • Construção de um açude na comunidade de Catolé;
  • Construção de 100 casas populares do Projeto Crescer em parceria com o Governo do Estado do RN.
 

CORRELIGIONÁRIOS, AUTORIDADES POLÍTICAS E POPULAÇÃO CAMPOREDONDENSE SE DESPEDE DO SEU FILHO ILUSTRE, ALUÍSIO ELOI RODRIGUES "ALU".

Uma quinta-feira, feriado de Corpus Christi, dia 15 de junho de 2017, que entrará para a história política de Campo Redondo com a morte do seu filho ilustre: Alú.

A cerimônia fúnebre do ex-prefeito, ex-vice-prefeito e ex-vereador Aluísio Elói Rodrigues, conhecido por Alu, começou com a celebração da missa de corpo presente na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes celebrada pelo pároco José Manoel que contou com a presença do deputado estadual Tomba Farias, da vice-prefeita Silvânia Karla, que falaram sobre as qualidades do homem público que Alú foi como gestor que prezava pela solidariedade aos mais carentes.

Após a missa, o cortejo fúnebre seguiu para a Câmara Municipal onde no plenário Antônio Bezerra de Souza os parlamentares prestaram homenagens póstumas ao ex-prefeito Alu e seus familiares. O prefeito Alessandru Alves, a vice-prefeita Silvânia, a prefeita Preta Furtado de Lajes Pintada e seu esposo Jucier Gomes, ex-prefeito Felinto,  além de outras autoridades também prestaram suas últimas homenagens.


E antes de ser sepultado no cemitério público de nossa cidade, foi homenageado no Centro Administrativo da Prefeitura pela prefeita Preta Furtado de Lajes Pintada, pelo ex-prefeito Felinto e pelo prefeito de Campo Redondo, Alessandru Alves, que encerrou sua fala lendo o capítulo 13 do livro de Coríntios que exalta a excelência da caridade.
 
Emocionado, Junior de Alú, contou alguns relatos de pessoas da zona rural sobre as atitudes de acolhimento do seu pai Alú quando ele era prefeito. Junior agradeceu as homenagens e o apoio de toda a população neste momento de pesar.
















Por George Araújo

6. Francisco de Vasconcelos Silva – Dr.Chiquinho (gestão de 1989 a 1992)

BIOGRAFIA

Nascido em Nova Floresta, pequena cidade do estado da Paraíba no dia 01 de Agosto de 1950, Francisco de Vasconcelos Silva, mais conhecido como Dr. Chiquinho, cresceu em uma família numerosa. Seus pais Firmino Marcelino da Silva e Luzia de Vasconcelos Silva (agricultores)  tiveram uma tarefa árdua para  criar treze filhos, mas mesmo assim a metade desses filhos conseguiram terminar o curso supeiror.

                     Em 1976, Dr. Chiquinho formou-se em medicina pela Universidade Federal da Paraíba  (UFPB) e 1977 casou-se com Maria de Fátima Lima Vasconcelos (Gorete). É pai de duas filhas. A primogênita  Emily cursou o primário em Campo Redondo e é graduada em Fisioterapia  e Educação Física pela UNP, com mestrato em Portugal onde morou cinco anos. Atualmente leciona na UNP e tem outras atividades paralelas. A filha caçula Ellen tem dezesseis anos está concluindo o 2º grau e preparando-se para o vestibular no final do ano.

                     Disposto a desempenhar sua experiência como médico e colaborar com a  assistência à população, Dr. Chiquinho chegou em Campo Redondo em 1986. Porém, o destino traçou um novo rumo para sua vida quando em 1988  ingressou na política sendo eleito Prefeito, pelo partido Partido Democrático Cristão (PDC),    sem mesmo nunca ter participado de nenhum cargo politico.

                     Dr. Chiquinho enfrentou um grande desafio e procurou demonstrar não só apenas coragem e sim capacidade naquilo que fez  revelando-se um bom administrador. Até os dias atuais ele gostuma dizer “ minha capacidade de administrador foi colocada em prova” .

                     Em seu governo construiu o Terminal Rodoviário, a Feira Livre Coberta;  o Mercado Público; Pavimentou avenidas e ruas;  Providenciou a compra e instalação de uma Parabólica visando  melhorar a transmissão do sinal de TV; Construiu a parte inicial do Conjunto Margarida Procópio;  Pôs em funcionamento o único Hospital e Maternidade (APAMI) local; Construiu o Posto Médico de Serra dos Brandões; Realizou melhorias habitacionais tanto na zona urbana como na rural; construiu pequenos barreiros em diferentes localidades rurais; eletificou da comunidade do Giromão até Serra dos Brandões; também providenciou a instalação eletrica de todas as residências  do povoado, bem como a eletrificação de vinte casas no sitio Ramal.

                     Entretanto, segundo Dr. Chiquinho o mais importante do seu mandato foi a sua presença constante no município, a austeridade e transparência nos gastos publicos,  a credibilidade e compreensão do povo,  a pontualidade e zelo da Prefeitura para com os compromisso assumidos. Além disso a oportunidade de servir aos camporedondense tanto no setor profissional como no politico.

                     Ao receber o “Titulo de Cidadão Camporedondense”, outorgado pela Camara Municipal, Dr. Chiquinho, hoje e sempre,  firmou um compromisso fidedigno que manterá um vinculo muito forte e respeitoso com toda população de Campo Redondo.

                     Após o termino do seu mandato de prefeito Dr. Chiquinho continuou exercendo a profissão de médico e de diretor da V Dires (5ª Regional de Saúde) em Santa Cruz, dando suporte aos municipios da região do Trairí. Atualmente é médico plantonista concursado em São Bento do Trairí; médico plantonista no Hospital Alfredo Mesquita em Macaíba, onde é funcionário estadual e trabalha no Programa Saúde da Família (PSF) na Prefeitura de Macaíba.

PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Construção da feira livre;
  • Reforma do Mercado Público Municipal;
  • Construção do Terminal Rodoviário;
  • Construção de calçamento de várias ruas;
  • Construção do Conjunto Margarida Procópio em parceria com o Governo do Estado do RN;
  • Asfaltamento da estrada que liga a cidade até a BR 226 em parceria com o Governo do Estado do RN;
  • Construção do centro de convivência;
  • Reforma e Ampliação da Praça JK;
  • Aquisição de uma antena parabólica comunitária;
  • Compra de um trator para a coleta do lixo público;
  • Construção da Escola Municipal das comunidades de Catolé e Cujy;
  • Distribuição de material didático para os alunos da rede municipal;
  • Transporte escolar para os estudantes da zona rural para sede do município;
  • Construção da Escola Antônio Pedro Batista e um posto de Saúde na Serra dos Brandões em 1990.
  • Realização do maior e mais organizado campeonato de futebol de campo no estádio Beira Rio.

7.Otacílio Raimundo de Souza ( gestão 1992 a 1996 )

 BIOGRAFIA

OTACÍLIO RAIMUNDO DE SOUZA
( 05/10/1924 – 27/03/2010) 

Nasceu em 05 de outubro de 1924 na cidade de Florânia-RN, chegou em Campo Redondo na década de 1950. Anos depois se casou com a Srª Noir Medeiros de Souza, ambos adotaram Campo Redondo como sua terra natal, foi comerciante, e logo depois iniciou sua vida pública, tornando-se o primeiro prefeito nomeado e durante o seu governo, o município tornou-se emancipado, no ano de 1963. Tendo seguido na vida política por muitos anos, foi vereador por oito mandatos, sendo um deles eleito como presidente da Câmara Municipal. Na década de 1990 mais uma vez elevado ao cargo de Prefeito, desta vez foi eleito pela grande maioria dos campo-redondenses, no qual sua administração se destacou com a municipalização da saúde, saneamento básico, educação e moradia. O Sr Otacílio Raimundo viveu 85 anos, vindo a falecer no dia 27 de março de 2010.

Morre Otacílio Raimundo de Souza, ex-prefeito de Campo Redondo.

Faleceu em Currais Novos, dia 27 de março de 2010, aos 85 anos de idade, o ex-prefeito de Campo Redondo, Otacílio Raimundo de Souza.
Além de prefeito por dois mandatos, ele foi vereador por 7 vezes no município que administrou.
O corpo do ex-prefeito será velado na Câmara Municipal de Campo Redondo e o enterro será neste domingo, às 16 horas.
Otacílio é pai do ex-vereador e atual secretário de Saúde, Magno Medeiros, e do secretário de Cultura do Município, Heridelson Medeiros.
Candidato a deputado estadual, Cláudio Porpino confirmou presença no velório do ex-prefeito, neste domingo pela manhã.

 PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Construção de 30 casas populares em parceria com o Governo do Estado do RN;
  • Implantação da rede de esgoto sanitário;
  • Aquisição de um centro cirúrgico;
  • Construção de 28 cisternas públicas;
  • Assistência direta as famílias carentes;
  • Conclusão do prédio da TELERN na serra do doutor.

 

8. Aluisio Eloi Rodrigues - Alú ( gestão de 1996 a 2000 )
2º mandato

BIOGRAFIA

Aluisio Eloi Rodrigues nasceu na cidade Santa Cruz/RN, no dia 26 de junho de 1933, filho de Antonio Eloi Rodrigues e Francisca da Costa Rodrigues. Exerceu a profissão de comerciante antes de ingressar na vida pública. Cursou até o ensino fundamental. Casou-se em 1985 com Maria das Dores Alves. Desta união nasceram dois (2) filhos Aluisio Eloi Rodrigues Júnior e Vanessa Rodrigues Alves. Na vida pública ingressou 1964, exercendo a função de vereador na gestão de 31 de janeiro 1964 a 31 de janeiro de 1969. Exerceu a função de vice-prefeito em dois (2) mandatos, primeiro de 1969 a 1973, na gestão do Prefeito Luiz Wilson de Souza, pelo partido PSD e o segundo pelo partido PFL na gestão de Otacílio Raimundo de Souza, 1993 a 1996. Por dois (2) mandatos assumiu a pasta do executivo municipal, tendo sua gestão de Prefeito no período de 1983 a 1988 (1º mandato), e na gestão de 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000 (2º mandato) eleito pelo partido PFL. Durante todo seu período na vida publica como representante do povo caminhou com o seguinte lema “de sempre servir”. 

PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Aquisição de um ônibus escolar junto ao Governo Federal;
  • Aquisição de uma viatura policial;
  • Construção de uma de bomba ( CAERN);
  • Realização do 1º Concurso Público a nível municipal;
  • Transporte Escolar para estudantes da zona rural do município;
  • Distribuição de material escolar para alunos da rede municipal de educação;
  • Aquisição de um caminhão com recursos próprios;
  • Construção da Escola Municipal Angelina Aurina no Conjunto Margarida Procópio;
  • Construção da Escola Municipal Sebastião Cosme de Assunção na Malhada Vermelha;
  • Aquisição de um trator com implementos para o corte de terra;

 

9. Francisco Rodrigues da Rocha – Tico de Adauto(gestão de 2001 a 2002)

BIOGRAFIA

Francisco Rodrigues da Rocha – Tico de Adauto - nasceu em Campo Redondo/RN, no dia 12 de agosto de 1952, filho de Adauto Ferreira Rocha e Helena Rodrigues Rocha. Aos 13 anos de idade fugiu de casa com destino ao estado de São Paulo em busca de emprego para sobreviver e ajudar sua família. Lá em São Paulo passou fome e muitas outras privações. Sua infância não foi fácil e não frequentou os bancos escolares. Era analfabeto escolar, mas tornou-se um doutor no conhecimento de mundo. Partiu  para o corte de gana em Goiás, onde lá trabalhou e voltou para buscar seus pais. Retornou para o Rio Grande do Norte tornando-se comerciante na cidade de Currais Novos e Santa Cruz. Ele também foi Construtor de Obras e Empresário antes de ingressar na vida pública. Casou-se com a jovem Josefa Dantas da Silva, a qual faleceu num acidente automobilístico, desta união não nasceram filhos. Eles adotaram duas crianças do sexo feminino, Claudiane Silva Rocha e Ana Claudia S. Rocha. Ele se casou pela segunda vez com a jovem Dulce Maia.  Ingressou na vida pública em 1988, quando se candidatou ao cargo de vereador em 1988, mas não obteve êxito. Candidatou-se ao cargo de prefeito em duas eleições e foi derrotado numa e vitorioso em outra. Pelo Partido da Frente Liberal - PFL no ano de 2000 saiu candidato a prefeito e apoiado pelo seu vice-prefeito José Felinto Campelo Neto e foi eleito pelo partido PFL derrotando o ex-prefeito Aluisio Eloi Rodrigues (Alu). Durante seu período na vida publica como representante do povo caminhou com o seguinte lema “cidade limpa, povo educado”, sua marca de gestão pública foi o trabalho, construindo o tão sonhado Ginásio de Esporte O Adautão, o Hospital que não foi concluído e muitas outras, mas por força do destino, no dia 12 de julho de 2003 faleceu vítima de um acidente automobilístico na estrada que liga a BR 226 a Lagoa Nova. 

 PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Construção do Ginásio de Esporte O Adautão;
  • Reformas de todos os postos de saúde das comunidades rurais;
  • Implementação de cortes de terra a todos os agricultores;
  • Construção de passagens molhadas na estrada de acesso ao Baldo, Giromão e Serra dos Brandões;
  • Construção de calçamentos no Conjunto Lauro Maia;
  • Melhorias nos calçamentos de algumas ruas do centro da cidade;
  • Transporte escolar para os estudantes da zona rural à sede;
  • Criação do Núcleo Municipal de Educação;
  • Criação da Escola Municipal de 5ª a 8ª séries na Serra dos Brandões;
  • Construção do calçamento da Malhada Vermelha;
  • Implantação da distribuição da entrega de peixes na semana santa;
  • Iluminação do Canteiro Central do Conjunto Lauro Maia;

HOMENAGEM ESPECIAL 13 ANOS DE SAUDADES DO SAUDOSO TICO DE ADAUTO

Um homem que amava de paixão Campo Redondo. Deixou um grande exemplo para os futuros administradores de Campo Redondo: o trabalho.

"Sei que minhas qualidades cobrem meus defeitos."

Falar de Tico de Adauto é fácil, pois durante 51 anos, muitos o apredejaram, falaram, e o julgaram! Difícil é ser Tico de Adauto.

Cada um camporedondense teve um pedacinho de Tico de Adauto na sua casa! Em uma sexta-básica, no emprego, no remédio, na saúde, na educação..

Um herói não morre, mas vive na memória do seu povo. Partiste há exatamente 13 anos, mas sua história ficou marcada no coração de cada camporedondense! Um menino pobre, de família humilde, filho de Adauto Ferreira da Rocha, e Helena Rodrigues da Rocha, chamado: Francisco Rodrigues da Rocha, mais conhecido por Tico de Adauto! Que ao invés de livros em suas mãos, carregava água em latas nas ruas de Campo Redondo.

Não se conteve com a vida, e com apenas 13 anos de idade, decidiu fugir de casa e ir com destino para o estado de São Paulo, em um pau-de-arara. Onde lá, catou lixo para sobreviver e conseguir seus primos documentos. Seu primeiro trabalho não foi fácil, seu primeiro diploma, (o qual se orgulhava tanto), um diploma universal, com um valor inestimável, pois foi com a escola da vida que recebeste um diploma tão valioso. Em Santos/SP, trabalhou junto com sua irmã (Lourdes de Adauto) e com seu cunhado (Tico de Anísio ). Depois de muito tempo fora, voltou para sua terra; bem sucedido, ingressando na ária do calçamento, virando construtor de obra, empresário, e comerciante nas cidades de Currais novos e Santa Cruz.

Casou-se com Josefa Dantas (há qual faleceu há 24 anos, vítima de um acidente automobilístico). Desta união, não nasceram filhos. Eles adotaram duas crianças do sexo feminino. Casou-se pela segunda vez com a jovem Dulce Maia. Quando menino, sonhou que seria o prefeito de Campo Redondo, anos passaram, não consegui! Mas um dia, ao amanhecer, você sentiu que o dia havia chegado!

O sonho tão desejado, iria se realizar! Enobreceste teu povo nos primeiros anos desse novo milênio. Todos os camporedondenses viram seus sonhos sendo concretizados no seu trablho; no ginásio de esporte (O ADAUTÃO), na duplicação da pista, nos calçamentos, nos crescimentos das escolas municipais, e nas tantas obras que não conseguimos enumeralas. Mas infelizmente não chegou à concluir todos os seus projetos que tinha em mente. Tico não imaginava nunca, que em pleno seu precioso mandato, iria acontecer uma tragédia, um imenso pesadelo, que ia por um fim rapidamente, no sonho tão desejado.!Nunca mais Campo Redondo vai ter um prefeito igual à Tico de Adauto! Pode até ter um parecido, mas não igual! Ele dizia que por Campo Redondo iria até para guerra, e realmente! Ele morreu fazendo política.

Ficou marcado na memória de cada um Camporedondense, aquela pessoa alegre, brincalhão, enérgico, extrovertido, e desafiador! Mas principalmente; sua dignidade, seu caráter, seu respeito, sua sinceridade, e sua personalidade! Muitos não entendiam, poucos sabiam quem realmente era Tico de Adauto. Mas só uma certeza nós temos; As rodas rangem e giram, as flores nascem e morrem, mas um trabalho bem realizado não desaparece jamais! Fique com Deus meu tio. Que nossa senhora de Lourdes lhe ilumine, Amém!

Por Pedro Adauto(sobrinho)

 

 

Foto Pedro Adauto

10. José Felinto Campêlo Neto (Gestão de 2002 a 2004)

BIOGRAFIA

José Felinto Campêlo Neto nasceu na cidade Campo Redondo/RN, no dia 16 de outubro de 1964, filho de Manoel Felinto Sobrinho e Ana Maria Campelo. Exerceu a profissão de agricultor antes de ingressar na vida pública. Cursou o Curso Técnico em Contabilidade e o Magistério em escola pública. Casou-se em novembro de 1989 com Edenilda Martins de Araújo Campelo.E desta união nasceram dois (2) filhos Elison Felipe de Araújo Campelo  e Matheus de Araújo Felinto. Ingressou na vida pública em 1996, exercendo o cargo de vereador na gestão de 01 de janeiro 1997 a 31 de dezembro de 2000, no qual foi eleito pelo Partido da Frente Liberal-PFL. Exerceu também o cargo de vice-prefeito em 2001 pelo mesmo Partido com o prefeito Tico de Adauto, de 1 de janeiro de 2001 a 11 de julho de 2003, e após a morte do saudoso Tico de Adauto assumiu a Prefeitura no dia 12 de julho de 2003 a 31 de dezembro de 2004. Saiu candidato a reeleição em 2004 pelo Partido PFL, mas não conseguiu vencer a eleição disputada contra o ex-prefeito Marcus Welby Ferreria. Atualmente exerce o ramo empresarial, sendo o proprietário da Panificadora Serrana no bairro do Conjunto Lauro Maia.

Obras mais importantes na gestão de prefeito que atuou apenas 1 ano 5 meses e 18 dias:

  • Manutenção dos Programas da Gestão anterior;
  • Construção de um prédio para funcionamento de creche na rua do vapor;
  • Perfuração de 17 poços tubulares;
  • Aquisição de 08 cata ventos;
  • Construção de uma mini – adutoraque liga poço tubular em Jorge até o conjunto Lauro Maia I e II;
  • Aquisição de um dessalinizador para tratamento da água da mini – adutora;
  • Término dos calçamentos do Conjunto Margarida Procópio e Malhada Vermelha;
  • Aquisição de dois postos dos correios para as comunidades de Serra do Doutor I e Malhada Vermelha;
  • Arborização da praça JK;
  • Corte de terra para os agricultores na época da chuva;
  • Reforma do Centro de Saúde;
  • Aquisição de posto de saúde para a comunidade Serra do Doutor I (dezembro de 2004 R$ em conta);

 

11. Marcus Welby Ferreira Martins (Gestão de 2005 a 2008)

BIOGRAFIA

Marcus Welby Martins Ferreira nasceu na Cidade de Santa Rita – PB no  dia 28 de agosto de 1975, filho de Josias de Miranda Ferreira e Terezinha Martins Ferreira, completou o Ensino Médio Completo no RN. Antes de exercer cargo público de vereador e prefeito em Campo Redondo serviu a Aeronáutica do Brasil, logo após deixar a Aeronáutica veio morar no município de Campo Redondo no ano de 1997, na qual comprou a fazenda da Maravilha.  Fixou morada na cidade de Campo Redondo, após três anos aqui começou a conhecer o povo deste município, criando forte laço de amizade com as famílias locais, em especial com a senhora Luzia Pacheco que juntamente com estas famílias ingressou na vida pública lançando sua candidatura ao cargo de vereador no ano de 2000, com o lema “amigo das crianças e dos adolescentes”, na qual foi eleito vereador exercendo o cargo de vereador no período legislativo de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004 pelo Partido Liberal –PL. Em seu mandato neste período foi Presidente da Câmara no biênio 2001/2002 adquirindo em sua gestão um Novo Prédio da Câmara Municipal Localizado na Av. Senador João Câmara, ao lado do Mercado Público Municipal. Em 1996 conheceu sua companheira Cristiane Acioli Martins, e desta união nasceram Laura Katharine Acioli Martins Ferreira, 10 anos e Emanoel Miranda Acioli Martins (4 anos). Em 2004 decidiu sair candidato a prefeito municipal pelo mesmo partido PL ao lado do também vereador Carlos Roberto Lucena Barbosa – Carlinhos da Apami, na qual derrotou o ex-prefeito José Felinto Campelo Neto, exercendo seu mandato no cargo de prefeito no período de 1 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008. No mesmo ano de 2008 concorreu a reeleição ao cargo de prefeito de Campo Redondo, não obtendo êxito, na qual foi derrotado pelo candidato da Oposição Carlos Roberto Lucena Barbosa – Carlinhos da Apami e Assis de Loló, candidatos a prefeito e vice-prefeito respectivamente. Neste período sem mandato político em Campo Redondo foi trabalhar como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do RN, dedicou-se aos estudos e foi aprovado  em 2010 no curso de Odontologia pela Universidade Potiguar do RN, também foi aprovado no concurso municipal da Prefeitura Municipal de Santa Cruz-RN no cargo Agente Administrativo. Atualmente é servidor público municipal.

 

PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Construção 80 casas no Conjunto Campo Belo;
  • Distribuição de fardamento escolar para os alunos da rede municipal de educação;
  • Pavimentação do asfalto do Ramal ao Centro da cidade;
  • Construção de calçamentos no Conjunto Margarida Procópio;
  • Construção de calçamento da Rua José Tibúrcio de Souza;
  • Construção do calçamento da Rua Cipriano Pachêco da Silva;
  • Construção de calçamentos de várias outras ruas;
  • Construção do calçamento de trecho da Rua das Aroeiras;
  • Construção de uma passagem molhada no Conjunto Lauro Maia;
  • Ampliação do Cemitério Público Municipal;
  • Construção de postos de Saúde em Lagoa do Meio e Serra do Doutor;
  • Reforma de Escolas da Rede Municipal de Educação;
  • Construção de novas salas de aula no Ainda Ramalho, no Angelina Aurina;
  • Construção de casas populares ao lado do ginásio de esporte;
  • Construção do Prédio do atual Pro jovem;
  • Construção do Mercado Público Municipal;
  • Construção da casa da cultura;
  • Construção de uma quadra esportiva na Comunidade de Serra do Doutor;
  • Construção de uma quadra esportiva na Comunidade de Malhada Vermelha;
  • Construção de uma quadra esportiva no Conjunto Margarida Procópio;
  • Aquisição de uma ambulância em parceria com o Governo do Estado;
  • Realização de cursos profissionalizantes;
  • Implantação do Posto de Autoatendimento do Banco do Brasil;
  • Implantação do banco de sementes em parceria com a EMATER local;
  • Construção de Laboratório de Informática no Aida Ramalho;
  • Construção da Escola de Inclusão Digital em parceria com a EMATER;
  • Implantação do Programa de Cortes de terras;
  • Resgate do tradicional desfile cívico de 7 de setembro.

 

12. Carlos Roberto Lucena Barbosa (Gestão de 2009 a 2012)

 BIOGRAFIA

Carlos Roberto Lucena Barbosa - Carlinhos da Apami - nasceu no dia 15 de maio de 1969 na cidade de Panama - Goiás(GO) filho de José Cícero Barbosa e Marina Lucena Barbosa. Cursou o Ensino Médio Completo em escola pública em Campo Redondo, professor da Rede Municipal e Estadual de Educação. Casou-se com Shirley Cristiane da Costa, com a qual teve um filho Breno Lucena. Sua vida pública começou quando conheceu o ex-prefeito Dr. Chiquinho e começou a trabalhar no Hospital Maternidade da Apami. Foi eleito Vereador pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB no pleito eleitoral de 2000 exercendo o seu madato de 2001 a 2004 na gestão dos prefeitos Tico de Adauto e Felinto Campêlo. Pelo ótimo trabalho na Câmara Municipal ao lado do também Vereador Marcus Welby, se uniram e em 2004 concorreram aos cargos de Prefeito e Vice-pefeito. Sendo Carlinhos da Apami candidato a vice-prefeito e Welby candidato a prefeito os quais conseguiram vencer a eleição pelo Partido Socialista Brasileiro  - PSB. Neste período dedicou-se ao mandato de Vice-prefeito e responsável pela Secretaria de Saúde do município. Realizou um bom trabalho na saúde pública de Campo Redondo, o que lhe garantiu o direito de concorrer ao cargo de prefeito após romper em 2007 os laços políticos com o prefeito do período Marcus Welby. Candidatou-se em 2008 ao cargo de prefeito com a cara e a coragem pelo Partido Republicano -PR contra o prefeito Marcus Welby do PSB na qual saiu vencedor do pleito eleitoral. Nesta campanha de 2008 Carlinhos da Apami contou com o apoio do ex-governador Iberê Ferreira, Deputdo Federal João Maia e o Deputado Estadual Tomba Farias e tendo como vice-prefeito Assis de Loló. 

PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Construção de uma quadra de esporte no conjunto Campo Belo;
  • Implantação de energia elétrica no Conjunto Campo Belo;
  • Reforma do calçamento da Rua Getulio Vargas ao lado do Mercado Público;
  • Reforma do calçamento da Rua José Ivo de Souza em frente ao eskinão Bar;
  • Distribuição de fardamento escolar para os alunos da rede municipal de educação;
  • Distribuição de material esportivo completo para 18 equipes de futsal do município;
  • Implantação do Posto de Atendimento da Agência Bradesco;
  • Reforma da quadra de areia ao lado do ginásio de esporte – O Adautão;
  • Aquisição de um ônibus escolar – Caminho da Escola – em parceira com o Governo Federal;
  • Aquisição de um veículo Prisma- Campo Forte- em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal;
  • Aquisição de um caminhão caçamba – Campo Forte – em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal;
  • Aquisição de 2 veículos – Saúde da Família e Saúde Educação – em parceria com Governo do Estado e Governo Federal;
  • Construção do Calçadão em Conjunto Lauro Maia;
  • Aquisição e Construção do Estádio Beira Rio ;

 

 13. Alessandru Emannuel Pinheiro e Alves ( gestão 2013 a 2016)

BIOGRAFIA

ALESSANDRU ALVES

ALESSANDRU EMMANUEL PINHEIRO E ALVES, chegou a esta terra às 17:15 horas do dia 20 de agosto de 1963. Filho do amor de duas árvores da bondade, Manoel Alves Irmão-Juiz de Direito e Ana Maria Pinheiro e Alves–Professora, tem como irmãos Giovannu César – Administrador de Empresas; Adriannu Augusto – Médico e Augusto César Emmanuel – Bacharel em Direito. Iniciou seus estudos (Primário – 1ª a 4ª séries) no Colégio Municipal Castro Alves, Zona Rural do Município de Tangará. No Colégio Estadual Severino Bezerra, cursou o Ginásio – 5ª a 8ª séries. O segundo grau cursou no Colégio Marista, em Natal. Neste mesmo período – 1978/1981 – foi seminarista do Seminário São Pedro, em Natal, onde estudou para ser padre. Grande parte de sua formação acadêmica e humanista foi iniciada neste período, onde aprendeu a sempre ajudar o próximo.

É formado em Administração de Empresas pela UNIPEC (atual UNP) e Direito pela UFRN. É funcionário da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte desde o ano de 1985, onde começou a trabalhar como estagiário.

Ocupa o cargo de Procurador da Assembléia e exerce a função de Procurador-Chefe da Assessoria Técnica. Tem como prazer na vida o hábito de ler, de fazer amizade e de conversar sobre política. Tem como paixão o amor de Laura e Emmanuel, filhos de Marcus Welby e Cristiane Aciole. Nas horas vagas, gosta de navegar na internet e atualmente dedica-se a escrever nos sites e blogs sobre política e relacionamento humano.

Hoje, além de seu trabalho na Assembléia Legislativa, dedica-se a Campo Redondo, na Região do Trairy, cidade de um povo bom e acolhedor, que ele apreendeu a gostar, amar e querer bem. Foi eleito nas eleições do dia 7 de outubro de 2012 a prefeito da cidade com mandato eletivo de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016.

 

PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS DE SEU MANDATO ELETIVO:

  • Reforma geral do Ginásio de Esporte o Adautão;
  • Reforma do prédio do Projovem ao lado do ginásio;
  • Reforma geral da Escola Municipal Angelina Aurina;
  • Aquisição de um ônibus escolar do Projeto Caminho da Escola com parceria do Governo Federal;
  • Duplicação da parede do Açude Cuji que liga ao Conjunto Margarida Procópio;
  • Aquisição de uma retroescavadeira em parceria com o Governo Federal;
  • Aquisição de uma Patrol em parceria com o Governo Federal;
  • Aquisição de um Caminhão Caçamba em parceria com o Governo Federal e Estadual;
  • Aquisição de duas ambulâncias com recursos próprios;
  • Construção de 40 casas populares através do Programa Minha Casa Minha Vida em parceria com o Governo Federal e Estadual;
  • Reforma da Escola Municipal Aida Ramalho Cortez;
  • Reforma da Escola Municipal Higino Reinaldo no sítio Maxixe;
  • Reforma da Escola Municipal Angelina Aurina da Silva no Conjunto Margarida Procópio em andamento;
  • Reforma da Escola Municipal José Marcílio Furtado no conjunto Lauro Maia em andamento;
  • Reforma da Escola Municipal Sebastião Cosme de Assunção na Malhada Vermelha em andamento;
  • Iluminação da Quadra Poliesportiva da Comunidade de Malhada Vermelha;
  • Construção do prédio do CREAS no conjunto Lauro Maia em andamento;
  • Operação de recuperação do calçamento e das vias públicas;
  • Construção de Cisternas nas Escolas através do CEAPAC em parceria com o Governo Federal;
  • Aquisição por meio de doação de uma ambulância em parceria com o norueguês Janken Fensholt;
  • Apoio e incentivo aos alunos e atletas nas competições dos JERNS e campeonatos regionais;
  • Distribuição de fardamento escolar a todos os alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino;